Uma academia com exercícios para os músculos e o cérebro
05/01/2025
Sessões que conciliam treinamento físico e cognitivo podem ser grandes aliadas de uma longevidade ativa. Em primeiro lugar, é bom explicar o que é uma dupla tarefa motora e cognitiva: trata-se da capacidade de realizar duas atividades ao mesmo tempo, sendo que é uma física – por exemplo, caminhar – e, a outra, mental, como contar até 200 de três em três (1, 4, 7 etc.). É o tipo de coisa que está presente em nosso dia a dia sem que a gente perceba: conversamos enquanto passeamos ao lado de um amigo ou amiga; dirigimos e consultamos aplicativos de navegação para chegar ao nosso destino. É também uma habilidade que vai diminuindo com a idade, mas há treinamento para recuperarmos nossa antiga “forma”.
Anna Milani: “aptidão física e cognitiva é a chave para a saúde e a longevidade. Por que não investir nas duas frentes?”
Divulgação
Anna Milani assistiu ao declínio do avô, vítima de Alzheimer. Perto de fazer 40 anos e com três filhos pequenos, começou a se perguntar que velhice gostaria de ter. E foi assim que essa bailarina e especialista em condicionamento físico abriu, em Singapura, a Sparkd, uma academia para o corpo e a mente. O conceito de exercícios para a reabilitação neurológica é antigo e serviu de base para seu empreendimento, mas ganhou uma nova roupagem ao incorporar elementos dos treinos de atletas de alta performance.
“A aptidão física e cognitiva é a chave para a saúde e a longevidade. Hoje há cerca de 50 milhões de pacientes com demência e esse número chegará a 150 milhões em 2050. Uma em cada 15 pessoas acima dos 50 anos tem um algum tipo de declínio cognitivo. Começamos a perder massa muscular aos 30; nossa neuroplasticidade (a capacidade de o cérebro se adaptar e se reorganizar diante de mudanças e desafios) e controle neuromuscular vão sendo afetados com o tempo. Por que não prevenir nas duas frentes?”, defendeu Milani em palestra que acompanhei on-line.
Todo mundo pode correr?
O que ela propõe é que o conceito de uma academia seja ampliado: você continuaria a fazer um treino cardiovascular, exercícios de força e neuromusculares, mas também passaria a interagir com estímulos como os de games, nos quais é preciso ter respostas e reflexos rápidos. Num estudo piloto, que conduziu em 2022, um grupo se submeteu ao treinamento durante um mês e meio, composto de três sessões semanais com 20 minutos de duração: 75% dos participantes apresentaram uma melhora do desempenho em atenção, memória e rapidez de processamento de informações entre 15% e 24%.
Para quem quiser testar a dificuldade de realizar duplas tarefas, aqui vai uma lista sugerida por Milani:
Andar, correr ou nadar contando até 200 de três em três (ou cinco, sete, nove). Ao chegar ao número 200, iniciar a contagem em ordem decrescente.
Memorizar uma lista de compras de 20 produtos no começo de uma partida, repetindo os itens no meio e no fim do jogo.
Ao caminhar ou andar de bicicleta, verbalizar o nome de um objeto quando encontrar um com a mesma cor. Por exemplo, ao se deparar com algo vermelho, diga o nome de um animal; se for verde, o de um vegetal.
Levantar-se de uma cadeira, andar três metros o mais rapidamente possível, dar a volta para retornar e se sentar, enquanto conta de trás para a frente de três em três (ou de sete em sete) a partir de um número situado entre 20 e 100.